Homem e o poder

 Breves reflexões 01:

O homem e o poder

Paulino Intepo
intepo1607@outlook.com 

Enquanto corria nas páginas de um desses batoteiros norte-americano, que descrevia o seu encontro "prematuramente" esperado, em sua visita ao Panamá nos anos 70, concretamente em 1972, me veio essa reflexão espelhada na sua explanação, em coversa sobre um empréstimo do Banco Mundial ou do Fundo Monetário Internacional, que o grande homem, o herói panamenho pretendia, Omar Torrijos, para recuperar o canal - istmo de Panamá, mas sem ferir o orgulho dos objectivos panamenhos na altura. 

E pensei nisso, como seria possível um país sobreviver sem as garras da Rússia, China ou Estados Unidos?, a resposta no fim do capítulo trouxe-me até aqui: 
Deixou-me desconfortável uma vez que, defendo muito os ideias de justiça, lealdade e honestidade, coisas de gênero. Fiquei assustado ao tomar conta que já havia sido aliciado enumeras vezes e que cedi mesmo não estando a favor da prática. E dei-me por derrotado e envergonhado por ter lido essa parte, mas também liberto e esclarecido por ter compreendido a pressão que os líderes fazem em detrimento de satisfazer os sacrifício em benefício de ter o poder.

Os homens simples, devem ser os mais puros e dignos dos quais não faço ideia até então quais são e onde se encontram. Uma vez que mesmo os relógios, pouco ouço e vejo de santidade diante das ovelhas que conduzem. Fico por aqui, tentando ser o melhor cidadão do mundo espero não estar a estragar, hipotecar a esperança da futura geração pela minha ambição e egoísmo influenciado pelo sabor da carne, assim que "ainda não foi inventado um míssil que possa matar um ideal" John Perkins, acho que ainda posso continuar a sonhar.

Maputo, Abril de 2022

Comentários

  1. Realmente o ocidente é grande batoteiro e isso me dá nojo, me entristece ver a maldade que eles semeiam no mundo. A ignorância do zlsk e sua ambição a prova inequívoca que a ambição desmedida leva a uma destruição de um povo!

    Parabéns pelos textos força

    ResponderEliminar
  2. A ambição desmedida de E.U.A e E.U aliado a ignorância do líder Ucraniano vai dar em merda! sinto muito pelo povo Ucrâniano pois estes ditos aliados não tem nenhuma intenção de ver esse conflitos a terminar! Estão todos preocupados em tirar os seus devedendo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comente aqui

Mensagens populares deste blogue

Afinal de que lado os nossos governantes estão?

Pico Tira-se Com Pico: Apostar no Venâncio é Vangloriar os Sonhos do Eduardo?

Uma Chamada de Atenção à Existência do Veneno de Crédito Predatório, nos Bancos Nacionais.