Pico Tira-se Com Pico: Apostar no Venâncio é Vangloriar os Sonhos do Eduardo?
Ora bem. Enquanto vigora o pesadelo da Frelimo por advento da internet pelas redes sociais, citada numa das manchetes do Zitamar e observado analiticamente pelo Verbalyzador, apreciamos com agrado o fervecente humor que não falta nos moçambicanos de gema, em intervalos hipnóticos de amargura da crise, uma atrás das outra crise, no meio de incertezas em várias vertentes da vida dos cidadãos moçambicanos.
Foi assim que pedimos por emprestado o pensamento de uma figura digital da rede social do Meta, concretamente o Facebook que numa das suas publicações declara o seguinte, que:
Onde, em acréscimo aos raciocínio diríamos "o colono da raça negra, sendo "assim que funciona a cadeia alimentar" da vida política moçambicana.
Nessa visão, emprestando ainda mais a opinião visionária de um internauta usuário de um dos produtos, ainda do Meta, mas desta vez do Whatsapp, no fórum de conversas do grupo o Verbalyzador, tivemos o título desta publicação que embora humorística, seria uma cartada forte se fosse a se usar em campanha na propaganda do CAD para com o seu candidato a Presidente da República, que reza o seguinte anedema: PICO TIRA-SE COM PICO.
Efectivamente estas duas ideias combinadas aos de mais comentários trazem uma verdadeira situação política, que pode resultar em uma propaganda forte na promoção e aceitação da figura que carrega o nome do patrono da Frelimo e que agora, o mesmo apelido, resurge para abrir um capítulo impensável há anos atrás.
Mondlane parece falivelmente um nome que carrega consigo um teor especial, na espiritualidade dos destinos de Moçambique. Se deu certo nos anos 60, porque deveria falhar em 2024. Assim sendo, olhando o percurso do VM7, não foi apenas a Renamo que perde o capital político, mas sim a Frelimo também perde. Que por outra, se nesta falhar, o que é menos expectável, provavelmente venha resgatar com Samito.
Aliás, fica o Samora Machel Jr. na retaguarda se a governação do Daniel Francisco Chapo for Tchapo-Tchapo sem frutos bons, prespectivando na possibilidade de não haver renovação do mandato, se falhar no primeiro. Então, Se Frelimo trará o resgate do país através do Samito, como personificação do saudoso Samora Moisés Machel.
São apenas análises de paradoxos que só a Internet tem a paciência de albergar e dar vida a milhões de pensamentos de um cidadão que aprecia o seu país sem eiras nem beiras, mas sim, com todas estribeiras. No entanto, a associação da imagem do Dr. Eduardo Chivambo Mondlane com a do Engº. Venâncio António Bila Mondlane pode ser usada como uma abordagem forte em propaganda do Venâncio Mondlane com a CAD à candidato da Presidência da República de Moçambique.
Pois, há uma semelhança na génese dos eventos onde estás figuras entram na história, apesar de em contextos e épocas diferentes, mas convergem nas mesmas intenções nobres de que Moçambique necessita passado meia década depois. Com o tom de resgate do sonho que VM7 sempre parafrasea joga directamente a continuidade do legado deixado pelo Dr. Eduardo Mondlane, porém deturpado pelos sucessores, principalmente ao governo do actual PR.
Portanto, usar essa analogia e como por exemplo está evidente num argumento propagandístico intitulado por Apostar no Venâncio Mondlane e a CAD é Alavancar Figuras Históricas na Política e Desenvolvimento Real de Moçambique Para Moçambicanos, essa abordagem é forte e incontornável a promoção visionária do que até mudaria a convicção de actuais jovens da Frelimo, desde que conhecedores da história de Moçambique e da fundação da FRELIMO.
Forte e inspirador. A verdadeira personificação.
ResponderEliminarQue venha a vitória