A falta de consistência, faz nos perder o lado bom da liderança.

Opinião Pessoal 15:



A falta de consistência, faz nos perder o lado bom da liderança.

Paulino Intepo
intepo1607@outlook.com 

Todos somos unânimes em afirmar que a persistência dá frutos no fim, até um certo ponto, é válido e irrevogável. Mas as vezes, pode não servir para certos casos, onde podemos nos destrair, por obsessão ou mesmo pelo facto de ter mínima e insuficiente noção do campo onde empregamos os nossos esforços.

Por isso, ter informação certa e um foco certo alinhado aos nossos objectivos, é boa coisa que pode nos acontecer nas lutas que travamos e nas conquistas que pretendemos alcançar na vida. Ao passo, acho que ser ganancioso e ambicioso de forma sucinta, desmedida, é uma das causas mais típicas de procrastinação, quando o primeiro passo da batalha, falhamos.

Pretendemos atingir nosso objetivo o mais rápido possível, subindo uma escada gigantesca que se torna mais desafiadora para nossos cérebros a cada dia. E do jeito como se sente o sangue a correr e  a dinâmica dos nossos dias parece ser cada vez mais acelerada, remete-nos ao raciocínio pobre e imundo, que nos faz chegar a conclusão que bajulação, traição, corrupção e outras práticas como as supersticiosas orações de prosperidade, podem nos ajudar a chegar aos patamares desejados rapidamente ou num piscar de olhos.

Em vez disso, convidaria ao meu caro, ilustre leitor, na maior ponderação possível a observar no seguinte:

  1. Concentre-se em formar hábitos tomando pequenas medidas cotidianas;
  2. Se quiser terminar um livro de 350 páginas, comece lendo 10 páginas por dia, ou mesmo 05, e não 50 páginas por dia. 
No caso do nosso lider morto pelo Narrador, ele deveria concentrar-se em pequenos arranjos, como educar cada um dos seus seguidor, que as grandes mudanças começam por pequenas atitudes, advindas de práticas simples. Como saber ouvir, tolerância, saber esperar, moderação e ajudar o próximo na realidade, sem esperar nada em troca, respeito mútuo, etc. 

Um apelo: à quem quer mudanças, pode não se beneficiar delas. É preciso saber disso. Pois evita frustração em casos de várias tentativas cairem à baixo. Em última saudação, aos que querem mudanças imediatas a vigorarem, vamos lembrar que: a mudança oferece resistência. Como diz a Sabrina R. Pacheco, "qualquer processo de mudança gera sentimentos de medo e desconforto em relação ao desconhecido, o que acaba por determinar o surgimento das resistências. Assim, a resistência à mudança é um fenômeno da própria natureza humana". Pese embora que é disso que se precise mas é necessário cautela.

Aliás, todos queremos mudanças, mas ninguém quer pôr a mão na massa. Assim fazemos as nossas relações, instituições, o país e as futuras gerações. Esperamos que as coisas aconteçam naturalmente enquanto estragamos conscientemente ou propositadamente. Mas se quiser ser um líder de sucesso, na vida e na sua carreira, na exite em práticar seguindo algumas dicas. 

Cultivar essas 07 (sete) simples caraterísticas, vão ajudá-lo a desenvolver e potenciar o seu sucesso pessoal e profissional, bem como, deixar uma marca nos que o rodeia. Se vão elas, nomeadamente:
Assegurando-se que planear os seus passos numa perspectiva de curto, médio e longo prazo de cada estágio, vão mostrar o quão é seguro estar com/na/sob sua liderança em relação a qualquer um outro que tenha a mesma ambição.

Prontos, saudações! 




Maputo, Abril de 2022.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal de que lado os nossos governantes estão?

Pico Tira-se Com Pico: Apostar no Venâncio é Vangloriar os Sonhos do Eduardo?

Uma Chamada de Atenção à Existência do Veneno de Crédito Predatório, nos Bancos Nacionais.